SECRETÁRIO DE FINANÇAS EXPLICA MEDIDAS PREVENTIVAS PARA CONTER EFEITOS DO ‘TARIFAÇO’
O secretário municipal de finanças, Valcinir Peruchi, afirmou que a Prefeitura mantém atualmente a saúde financeira equilibrada, com fornecedores pagos em dia — inclusive com antecedência — e salários quitados regularmente, mas ressaltou a necessidade de adotar ações preventivas diante do cenário econômico de incertezas provocado pelo ‘tarifaço’ imposto pelos EUA.
Segundo ele, o objetivo é “colocar o pé no freio” para evitar surpresas e preservar a manutenção de todos os serviços básicos e programas em andamento. Caso seja necessário rever algum projeto, a comissão recém-criada será responsável por avaliar e propor soluções.
Entre as medidas anunciadas, está a negociação para redução de até 20% nos contratos atuais de bens e serviços. “Cada secretário vai levantar as possibilidades de cortes e negociar diretamente. Quanto mais economia, melhor. Vamos evitar viagens, eventos e outras despesas que possam ser postergadas”, explicou.
O secretário informou que as pastas terão 20 dias para apresentar à Comissão o levantamento das possíveis reduções. As análises serão discutidas quinzenalmente com o Executivo, visando ampliar as economias e garantir o equilíbrio das contas públicas. “Talvez nem tenhamos problemas, mas tudo é possível diante do quadro econômico. Por isso, estamos agindo preventivamente para que a cidade não enfrente dificuldades no futuro”, destacou.
fonte: Jornal Debate / Lins